Socialistas pedem convocação de comissão do Congresso para tratar das fortes chuvas no Brasil

Os deputados federais Elias Vaz (PSB-GO) e Camilo Capiberibe (PSB-AP) enviaram requerimento ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, com pedido de convocação e instalação da Comissão Representativa do Congresso Nacional para debater soluções aos estados que estão sofrendo com as fortes chuvas no país.

“Estamos acompanhando pela mídia as tragédias provocadas pelas chuvas. Não podemos esperar o fim do recesso parlamentar para agir. Vidas foram perdidas, famílias perderam tudo e ainda estamos no meio de uma pandemia. Precisamos dar uma resposta rápida à sociedade”, afirmou Elias Vaz.

O colegiado é composto por sete senadores, 16 deputados e 16 suplentes e atua durante o período de recesso parlamentar em situações urgentes, mas precisa do chamado do presidente do Congresso.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) alertam, ainda, para o risco de novas inundações e deslizamentos de terras no país.

“Bolsonaro virou as costas para essas tragédias. Em Goiás, no mesmo dia em que foi liberado de sua última internação, foi a Buriti Alegre (GO) para um jogo de futebol organizado por cantor sertanejo e nem tocou no assunto das várias cidades do estado prejudicadas pelas inundações. A inoperância do governo federal diante desses fatos é gritante”, acrescentou Vaz.

Para o deputado Camilo, é justo que o Congresso, por meio da Comissão Representativa, faça sua parte na busca de soluções para essa situação emergencial. “Temos os mecanismos e eles precisam ser acionados como dever do parlamento e solidariedade humana. Milhares de famílias estão em situação de risco, outras milhares perderam suas casas e todas precisam de ações para superarem essa situação”, acrescentou.

Comissão Representativa

A Comissão Representativa é uma comissão temporária prevista pela Constituição e instalada nos períodos de recesso parlamentar. Exerce atribuições de caráter urgente, que não possam aguardar o início do período legislativo seguinte sem prejuízo para o País ou suas Instituições. O colegiado é composto por sete senadores, 16 deputados e 16 suplentes.

Na Bahia, mais de 72 municípios decretaram situação de emergência pelas enchentes. Ao todo, mais de 16 mil pessoas estão desabrigadas, 19 mil foram desalojadas e quase foram 300 feridas. Em Goiás e Minas Gerais, diversos municípios ainda estão sendo atingidos pelas enchentes, resultando em mortes, famílias desabrigadas e estradas danificadas.

Com informações da Liderança do PSB na Câmara

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo