top of page
  • psb40df

Secretário do PSB-DF, Leonardo Pinheiro, lança livro nesta quinta (23)

O secretário de Ativismo Judicial e Cidadão da Executiva Distrital do PSB-DF, Leonardo Pinheiro, irá lançar seu primeiro livro, intitulado "Constitucionalismo de Batina - A ideia de Constituição do Clero revolucionário pernambucano entre 1817 e 1824". O evento será nesta quinta-feira (23), a partir das 19 horas, na Livraria da Travessa, no shopping Casa Park.


Leonardo explica que a ideia do livro surgiu durante as comemorações do Bicentenário da Revolução Pernambucana, também conhecida como a "Revolução dos Padres".


"Entendi que havia ainda muito o que se estudar sobre o movimento em si e o papel que o sistema jurídico desempenhou na ocasião. Analisar a ideia de constituição nesse momento pré-constitucional brasileiro é pôr luz a um momento e a movimentos importantes da nossa história", afirmou.


Além de militante do partido e escritor, Pinheiro também é professor universitário, advogado, consultor jurídico e doutorando em Direito pela Universidad Carlos III, de Madri. Ele reside na capital federal, mas é natural de Pernambuco, estado onde ocorrem os acontecimentos analisados na obra.


Importância da História

Com presença confirmada no lançamento, o cientista político e presidente do PSB-DF, Rodrigo Dias, destacou a importância de obras como essa para a história do país. "Além da contribuição para o pensamento jurídico, o livro é mais um registro de movimentos revolucionários que ocorreram no país, passagens históricas que devem ser lembradas como fundamentais para construção da nossa democracia", disse.



Lançamento do livro CONSTITUCIONALISMO DE BATINA - A ideia de Constituição do clero revolucionário pernambucano entre 1817 e 1824. Imagem: Divulgação.


Segundo o autor, a história ocorrida na, já citada, "Revolução Pernambucana" e na "Revolução do Equador" terão destaque na obra, porém, as ideias políticas e jurídicas dos membros do clero católico de Pernambuco daquela época é que estão no primeiro plano da publicação.


"O merecido destaque caberá ao estudo do trânsito institucional das ideias, o que permitirá identificar um certo “deslocar de posição ideológica” desses indivíduos, demonstrado pelo seu afastamento do paradigma jurídico clássico (direito comum medieval) e do humanismo, aproximando-se, por conseguinte, das bases ideológicas do direito natural (lei civil), bem como da defesa da constituição como uma espécie de “ata” de um novo pacto social de base liberal e iluminista", adiantou Leonardo.

Leonardo Pinheiro lança livro nesta quinta (23), na Livraria da Travessa. Imagem: Acervo Pessoal


Serviço


Lançamento do livro "Constitucionalismo de Batina - A ideia de Constituição do Clero revolucionário pernambucano entre 1817 e 1824"


Quando: 23 de junho de 2022

Horário: a partir das 19 horas

Onde: Livraria da Travessa, antiga Livraria Cultura, no Casa Park, Brasília-DF.


12 visualizações0 comentário
bottom of page