top of page
  • psb40df

Revolução Brasileira: Ana Prestes é a convidada da live desta quinta


(Imagem: Socialismo Criativo)

A socióloga Ana Prestes é a convidada 26ª live da série “Revolução Brasileira no Século 21”. O evento vai abordar ‘o contexto da América Latina’, será nesta quinta-feira (11), às 18h30. O debate será transmitido pelo Socialismo Criativo e pelas redes do PSB.


A série de lives integra as discussões sobre a Autorreforma do PSB e é promovida pelo Instituto Pensar, o site Socialismo Criativo e o Partido Socialista Brasileiro (PSB). O evento também contará com a presença do presidente nacional do partido, Carlos Siqueira; do membro do Diretório Nacional do PSB, Domingos Leonelli; e da integrante da direção da Juventude Socialista Brasileira (JSB) Juliene Silva. A mediação será feita por James Lewis.

Quem é Ana Prestes

Ana Prestes é socióloga e cientista política. Pós-doutoranda no Instituto de Estudos Brasileiro (IEB-USP). É doutoranda em História (UnB) e doutora em Ciência Política (UFMG). É também analista internacional, assessora na Câmara dos Deputados e pesquisadora da história da participação política das mulheres no Brasil.


A socióloga também é autora do livro infantojuvenil Mirela e o Dia Internacional da Mulher (Lacre/Anita Garibaldi), coautora do livro infantojuvenil Minha Valente Avó (Quase Oito). Co-organizadora/autora do livro Teoria das Relações Internacionais: Contribuições Marxistas (Contraponto/Anita Garibaldi) e organizadora/autora do livro Cem Anos de Luta das Mulheres pelo Voto (Instituto E Se Fosse Você?)

Autorreforma do PSB e a Revolução Brasileira

Caio da Silva Prado Júnior foi um historiador, geógrafo, escritor, filósofo e político. Autor do livro “A revolução brasileira”, lançado em 1966, ele iniciou uma tradição historiográfica identificada com o marxismo, buscando uma explicação diferenciada da sociedade colonial brasileira.

“A teoria da revolução, para ser algo de efetivamente prático na condução dos fatos, será simplesmente – mas não simplisticamente – a interpretação da conjuntura presente e do processo histórico de que resulta. Processo esse que na sua projeção futura dará cabal resposta às questões pendentes. É nisso que consiste fundamentalmente o método dialético. Método de interpretação, e não receituário de fatos, dogma, enquadramento da evolução histórica dentro de esquemas abstratos preestabelecidos.” Caio da Silva Prado Júnior

Ciclo de debates sobre a Revolução Brasileira

A live também será transmitida pelo Facebook do PSB e do Socialismo Criativo. Já participaram do ciclo de debates o dirigente do MST, João Pedro Stédile; o ex-governador de São Paulo, Márcio França (PSB); o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB); a secretária nacional do PSB Inclusão, Luciana Trindade; o pós-doutor e especialista em mídias digitais Fábio Malini; o ex-ministro de Relações Exteriores e da Defesa, Celso Amorim; deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), presidente da Frente Parlamentar Ambientalista; o professor universitário e epidemiologista Pedro Hallal, a advogada, mestre em direito constitucional e especialista em gestão pública Isabel Figueiredo; o deputado federal e presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados Aliel Machado (PSB-PR); o líder da Oposição, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ); a antropóloga e ex-secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Claudia Leitão; o historiador e militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) Jones Manoel; a deputada socialista Lídice da Mata (PSB-BA); o governador do Maranhão, Flavio Dino; o deputado constituinte Hermes Zaneti; os economistas Marco Antonio Cavalieri e Luiz Gonzaga Belluzo; o geógrafo Elias Jabbour; o professor José Luiz Borges Horta; o socialista e ex-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) Jonas Donizette; e o mestre em cultura e sociedade Zulu Araújo.


2 visualizações0 comentário
bottom of page