top of page
  • psb40df

PSB e PV podem formar federação partidária


(Imagem: Socialismo Criativo)

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o Partido Verde (PV) podem formar uma federação partidária. A possibilidade foi discutida durante reunião do presidente do PSB, Carlos Siqueira, e do PV, Eduardo Brandão, nesta quarta-feira (10), em Brasília.


Siqueira afirma que os dois partidos têm em comum a defesa da democracia e uma agenda voltada para a igualdade, a sustentabilidade e a economia verde.

“Estamos conversando sobre unir forças progressistas para enfrentar este grave momento do país, e a ideia de federação pode incluir outros partidos com agendas em comum para o Brasil” Carlos Siqueira

Carlos Siqueira já debateu a questão da federação partidária com a bancada de deputados federais do partido. O mesmo será feito com os presidentes estaduais.


Aprovada pelo Congresso Nacional, em setembro deste ano, a nova regra permite que dois ou mais partidos formem uma federação para atuar de forma conjunta, por quatro anos nas esferas municipal, estadual e federal. Para valer, os partidos precisam aprovar a federação.

Autorreforma

Neste momento, o PSB realiza o seu processo de Autorreforma, com um debate amplo com a sociedade sobre soluções concretas e inovadoras para o país, com destaque especial para a questão ambiental, dentro de um Projeto Nacional de Desenvolvimento.


A iniciativa foi lançada por Siqueira ao Diretório Nacional, em resposta à necessária renovação dos partidos frente à crise do sistema político e à ausência de propostas para a superação dos graves problemas estruturais no país.


O documento inicial foi apresentado em uma Conferência Nacional, em 2019, e colocado em discussão pública.


Nos últimos dois anos, um conjunto de propostas apresentadas na conferência vem sendo discutido e aperfeiçoado.


Como resultado, a quinta edição do documento traz 442 teses numeradas e divididas em cinco eixos temáticos: Reforma do Estado; Economia: Prosperidade, Igualdade e Sustentabilidade; Desenvolvimento Sustentável e Economia Verde; Políticas Sociais e Cidades Criativas; e Socialismo Criativo, Democracia e o Partido que Queremos.


O processo de renovação programática e atualização do manifesto de fundação do PSB se encerrará no Congresso Nacional do partido em abril de 2022.

Revolução brasileira e a Autorreforma do PSB

Diversas atividades do partido têm sido realizadas em torno da construção da Autorreforma do PSB. Entre elas, debates semanais da série Revolução Brasileira no Século 21, produzida pelo Socialismo Criativo.


A cada semana, especialistas nos cinco temas que norteiam esse processo do partido participam das lives com sugestões e críticas às teses em construção.



Com informações do PSB Nacional

2 visualizações0 comentário
bottom of page