PSB-DF realiza Congressos e elege novo Diretório e comissão Executiva


Votação no Congresso Distrital do PSB-DF ocorrido neste domingo (5). (Imagem: Comunikey)

O Partido Socialista Brasileiro do Distrito Federal (PSB-DF) realizou, no último domingo (5), o Congresso Distrital da sigla. Durante o evento foi realizada a eleição para as Comissões Executiva, de Ética e Fiscal, além da confirmação do novo Diretório partidário. O presidente socialista Rodrigo Dias foi reeleito e segue conduzindo o partido no DF pelos próximos três anos.

Em seu discurso de agradecimento, Rodrigo destacou a pluralidade entre os novos membros das comissões e do Diretório.


"Nosso Congresso elegeu mais mulheres, mais pessoas negras, mais representantes da comunidade LGBTQIA+, mais pessoas com deficiência e mais representantes de movimentos sociais e outras entidades. A política não pode mais ser feita sem a participação efetiva de toda a sociedade e hoje o PSB-DF demonstra que entende isso e trabalha para garantir a diversidade e a representatividade entre suas lideranças", afirmou.

O ex-governador e pré-candidato a deputado federal, Rodrigo Rollemberg, segue na secretaria-geral da Comissão Executiva do partido. A ex-deputada distrital, Luzia de Paula, ocupa a 2ª vice-presidência. Entre os recém-filiados ao PSB que foram eleitos para a direção estão o pré-candidato socialista ao Buriti, Rafael Parente, e a Ialorixá e ativista social, Mãe Baiana de Oyá. (ver lista completa abaixo)


Também estiveram presente no Congresso o deputado distrital Leandro Grass (REDE), além dos dois porta-vozes da sigla, Caio Leal e Ádila Lopes. O presidente do PT-DF, Jacy Afonso, também acompanhou o evento.



Congressos dos Segmento

Mais cedo no domingo também foram realizados os Congressos dos Segmentos Sociais organizados do PSB-DF. A Juventude Socialista Brasileira (JSB), a Negritude Socialista Brasileira (NSB), a Secretaria de Mulheres Socialistas (SMS), o Movimento Popular Socialista (MPS), o LGBT Socialista e a Secretaria Sindical Socialista reuniram seus militantes cadastrados para eleger as novas executivas e os delegados que terão direito a voz e voto nos Congressos Nacionais dos Segmento.


Além das eleições, no Congresso dos segmentos também foram tratados temas centrais para as lutas dos coletivos como o racismo, o sexismo, a lgbtfobia, os direitos dos trabalhadores, o direito à terra e a moradia, o capacitismo e a luta das pessoas com deficiência entre outros.



Veja abaixo a lista de todos os militantes do PSB-DF eleitos no Congresso.


Diretório PSB


1. Rodrigo Dias

2. James Lewis Gorman

3. Rodrigo Rollemberg

4. Rafael Parente

5. Pablo Feitosa

6. Douglas Melo

7. Márcio Gimene

8. Olga Matos

9. Mayrla Silva

10. Allyson Prata

11. Jean Costa

12. Prof Yara Gouveia

13. Iara Rezende

14. Leonardo Pinheiro

15. Júlio Gregório

16. Prof Cristiano Lopes

17. Bárbara Brito

18. Mãe Baiana - Adna Santos

19. Daniel Araújo

20. Marcelo Dourado

21. Mariana Salles

22. Luzia de Paula

23. José Antônio de Souza Dias

24. Juliana Silva

25. Francisco Amado

26. Francisco Chaguinha

27. Monna Janaina

28. Glória Gama

29. Rebecca Samara Fidelis de Almeida MPS

30. Acilino Ribeiro

31. Jean Costa

32. Rosimeri Mello Pereira

33. Patrícia Ribeiro

34. Marlon Costa


Conselho de Ética


1. Flávio Brebis

2. Adriano Sandris

3. Sueli da Rocha Santos

4. Rodrigo Dourado - Suplente


Conselho Fiscal


1. Mariana Moura

2. Fábio Regis Sparrember