top of page

PSB-DF promove debate sobre Brasília e lança livro da cidade e as mulheres socialistas


Imagem: Reprodução/Facebook

O Partido Socialista Brasileiro do Distrito Federal (PSB-DF) realizou, nesta sexta-feira (23) o debate "A Brasília que queremos". O bate-papo foi organizado em homenagem ao aniversário de Brasília e teve como tema principal os avanços e desafios da cidade nos próximos 61 anos. Durante a atividade, também foi realizado o lançamento do e-book "Fale com ela" que traz a visão de 22 mulheres socialistas sobre política, lutas sociais e atuação partidária ao longo dos anos.


Após abertura da discussão, o presidente do PSB-DF, Rodrigo Dias, saudou a todas e todos que participavam do encontro e celebrou o fato da conversa ser protagonizada por algumas das grandes lideranças femininas socialistas. Professora Francis Moreira, Geralda Rezende, Márcia Rollemberg, Mariana Salles e Raissa Rossiter falaram de sua história de chegada à Brasília e como se desenvolveu a relação de cada uma delas, sua vida pessoal e profissional, com a capital.


O grupo também tratou dos diversos temas ligados ao DF e fizeram um resgate da gestão de Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) entre 2015 e 2018 como governador da cidade e os diversos avanços conquistados no período. A reconhecida transparência e combate à corrupção realizado na gestão Rollemberg foi destacado por todas as participantes e pela audiência que acompanhava o debate com comentários.



A política para mulheres, a educação, a saúde e a participação social, temas cada vez mais necessários, também foram abordados durante a live, transmitida na página do Facebook do PSB-DF. A pandemia e os desafios impostos pela sua gravidade foram citados por Rodrigo Dias.


"Infelizmente a gente tá vendo este desgoverno que está aí, que não consegue entender a potencialidade que o Brasil tem [...] agora, mais do que nunca, precisamos lutar pela defesa do Sistema Único de Saúde, pela defesa de vacina para todas e todos, porque pra gente virar a página dessa história que vivemos hoje só defendendo a vacina. Defendendo também o auxílio emergencial, que atinja a totalidade da população e seja algo com muito mais poder de compra", afirmou Dias.

Segue abaixo o debate na íntegra. Você também pode assistir no Facebook.





Fale com ela


Ao longo da conversa, foram lidos trechos do e-book, Fale com Ela, que reuniu artesãs, líderes comunitárias, empreendedoras, ativistas sociais, agitadoras culturais, atletas, estudantes, professoras e gestoras, todas militantes do PSB que, há anos, vivem a política como forma de fazer a diferença no mundo e no Distrito Federal.



O livro faz parte do projeto "Fale com Ela, desenvolvido pela Secretaria de Mulheres do PSB-DF (SM-DF) e tem como objetivo, trazer a história de mulheres de Brasília, ou que foram acolhidas pela cidade em algum momento de suas vidas.


"É esta Brasília que celebramos nos seus sessenta anos. Uma cidade narrada pela história e pelo olhar de mulheres que vivenciam o maior sentido da política, que não se resume ao poder instituído, mas ao poder real de cada pessoa comprometer-se com a realidade de uma cidade, um País e seus cidadãos. Sentido mais amplo da expressão polis, em que a política deve ser exercida no coletivo e, sobretudo, pelo coletivo", afirma a introdução da publicação.

Mariana Salles, coordenadora do projeto, agradeceu a toda a equipe que trabalhou na construção do material, e a todas as mulheres que emprestaram suas histórias para o e-book. "A gente conseguiu, com todo esse esforço, entregar hoje este presente para Brasília, para a história de Brasília e, também, para as mulheres socialistas que estão representadas nesse livro", comemorou ela.


O e-book "Fale com ela" pode ser baixado no site do PSB-DF ou por meio do link abaixo.



EBOOK- FALE COM ELA - BSB 60 ANOS
.pdf
Download PDF • 34.29MB

27 visualizações0 comentário
bottom of page