Filme: sequestro do sistema financeiro é rodado com financiamento coletivo

O livro “O Complô – Como o Sistema Financeiro e seus Agentes Políticos Sequestraram a Economia Brasileira”, do ex-deputado federal constituinte Hermes Zaneti (PSB), está se transformando em filme.

O curta-metragem, dirigido pelo cineasta Beto Cassol, está em fase de produção. Quem quiser colaborar, pode contribuir com o financiamento coletivo lançado para captar recursos. A produção é da Associação Brasileira do Vídeo no Movimento Popular (Abravídeo).

O objetivo do financiamento coletivo é levantar os R$ 330 mil necessários para a realização do filme, que não conta com incentivos além do financiamento colaborativo. O lançamento está previsto para ocorrer entre abril e maio.

O principal objetivo tanto do livro como do filme é revelar ao grande público como a dívida pública do país foi construída e romper com o silêncio que cerca o tema.

“É um libelo acusatório que mostra as entranhas podres do sistema político brasileiro e mostra como a nação brasileira se tornou escrava do rentismo onde 99% da população brasileira trabalha para 1% dos rentistas”, denuncia Zanetti.

O Complô do sistema

O livro aborda a maneira que o sistema financeiro faz valer seus interesses por meio dos três Poderes e pelo Ministério Público Federal (MPF) em detrimento da população. Isso se dá, de acordo com Zaneti, por meio da manutenção da alta carga tributária para os mais pobres e a retirada de direitos.

“A dívida pública brasileira é de mais de R$ 7,1 trilhões. Quanto desse dinheiro você pagou e quanto veio para a sua qualidade de vida? De 1988 até hoje, o número de favelas dobrou e a dívida pública disparou. Onde está esse dinheiro? O povo tem de saber que está pagando a conta”, defende Zaneti.

“O Complô”, afirma, é a ação institucional dos detentores de poder Federal, poder Legislativo, Executivo, Judiciário e MPF com “a ação voltada contra os interesses da maioria do povo brasileiro”.

“Somos um país que está exportando o estomago e o coração do país porque o agronegócio brasileiro é a grande fonte de fortalecimento da União, que exporta aquilo que falta na mesa do povo brasileiro e milhões de toneladas de minério que alimenta a indústria mundial e que compramos de volta pagando até 100 vezes mais”, afirma.

O tema é complexo e costuma passar ao largo do debate político cotidiano, o que para Zaneti não é por acaso. Porém, para que a questão possa ser melhor compreendida, um filme curta-metragem inspirado no livro de Zaneti está em fase de produção.

“O ‘Complô’ mostra que o povo brasileiro é vítima das instituições que paga para defender, que estariam organizadas para defender os interesses do povo brasileiro”, afirma.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo