top of page
  • psb40df

Enem 2022 abre inscrições e aceita pix no pagamento da taxa



As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano começam nesta terça-feira, 10 de maio, e seguem até o dia 21 de maio. Para efetuar a inscrição, é preciso entrar no site do Enem, na Página do Participante. Confira abaixo o passo a passo:


Para fazer a inscrição no Enem 2022, é necessário clicar em “Página do Participante – Entrar com gov.br“. Todos os candidatos precisarão fazer o cadastro no portal gov.br, conta de acesso única do governo federal.


Quem já tiver o usuário e a senha cadastrados, pode ir direto para a inscrição do Enem. O usuário utilizado pelo gov.br é o CPF do candidato. É importante memorizar a senha ou anotá-la em um local seguro.


O mesmo login será necessário caso o usuário precise alterar algum dado, consultar informações e para verificar as notas das provas do Enem 2022.


Ao clicar em “Inscrição”, o estudante terá que responder um desafio lógico para validar o acesso (funciona da mesma forma que o validador “não sou um robô”).


Em seguida, será necessário digitar o CPF e a data de nascimento. A assistente virtual do site do Enem irá exibir os detalhes dos dados do candidato na Receita Federal.


Caso os dados não estejam corretos, é preciso ligar para a Central de Atendimento 0800 616161. Na próxima etapa, aparecerá uma opção de entrar com o nome do seu pai ou não.

Na sequência, será preciso informar seus dados pessoais, como sexo, cor/raça, estado civil e nacionalidade. É preciso incluir também seu estado e município de residência.


O próximo passo é informar um documento de identificação, com número e órgão expedidor. Na etapa seguinte, informar o CEP e complementar o endereço com os demais dados solicitados.



O candidato precisará responder se necessita ou não de recursos de acessibilidade. Na sequência, escolher a língua estrangeira para a prova de linguagens (inglês ou espanhol).

Na próxima etapa, o estudante deve dizer se já terminou ou não o ensino médio, e em qual tipo de estabelecimento (se em escola pública ou privada e se teve bolsa de estudos). Também precisa informar se tem certificado do Encceja.


No passo seguinte, o candidato precisa informar se tem número de identificação social (NIS), do CadÚnico. A próxima etapa é responder um questionário socioeconômico, composto por 25 perguntas.


As pessoas que pediram isenção da taxa de inscrição e já tinham preenchido o questionário podem seguir para a próxima etapa. Na próxima página, é preciso preencher os dados para contato.


O sistema questionará se o estudante deseja fazer o Enem impresso ou o digital. A prova digital tem um número limitado de vagas.


No próximo passo, o candidato deve escolher o estado e o município onde quer fazer as provas do Enem 2022. Após finalizar a inscrição, não será possível mudar o local.


Será necessário ainda anexar uma foto atual, de rosto inteiro e sem artigos de chapelaria. O arquivo pode ser enviado em JPG, JPEG ou PNG. O tamanho máximo é de 2 MB.


Após o preenchimento de todos os dados, o candidato deve conferir as informações e enviar a inscrição. O sistema também questionará a forma de pagamento da taxa da inscrição.


Este ano, além do boleto, será possível pagar com PIX ou cartão de crédito. O valor é de R$ 85 e a data limite para efetuar o pagamento é 27 de maio.

Quais as datas do Enem 2022?

As provas do Enem 2022 serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro. A abertura dos portões será às 12h (horário de Brasília) e o fechamento, às 13h. As provas se iniciam às 13h30. O primeiro dia de provas vai até 19h; já o segundo, até as 18h30.


Serão quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.


No primeiro dia, as provas são: linguagens, códigos e redação (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia).

A aplicação das provas terá cinco horas e 30 minutos de duração, a partir da autorização do chefe de sala para o início.


No segundo dia do Enem, serão aplicadas as provas de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática e suas tecnologias. No total, serão cinco horas de duração.


Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no Portal do Inep até o três dias úteis depois da última prova.

4 visualizações0 comentário
bottom of page