top of page

CPI da Pandemia marca data para depoimento de Ibaneis e convoca ex-secretário de Saúde



A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, no Senado Federal, marcou para o dia 1º de julho o depoimento do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB-DF). Ele foi chamado a prestar esclarecimentos após a comissão ter recebido um relatório, produzido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que apura diversas irregularidades na utilização dos recursos repassados pelo Governo Federal para ações de enfrentamento à pandemia.


Logo que foi convocado, em 26 de maio, Ibaneis afirmou que iria colaborar com o que fosse necessário. Porém, trés dias depois, ele considerou o convite como um "desrespeito à Constituição". Unido a outros 16 governadores, ele acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a medida, alegando que ela fere o princípio de separação dos poderes e a Constituição.

Ex-secretário convocado


Outro representante da atual gestão do DF que também está na mira da CPI é o ex-secretário de Saúde, Francisco Araújo. Devido a suspeita de fraudes na compra de testes de covid-19, ele será ouvido pela comissão, em data ainda não definida. Araújo chegou a ficar preso no ano passado pela Operação Falso Negativo, por suspeita de superfaturamento e favorecimento de empresas.


Covid no DF


Enquanto isso os números da Covid-19 no Distrito Federal não são nada animadores. Com um ritmo de vacinação visivelmente mais lento que os demais estados do país, a capital está com uma taxa de transmissão acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Este dado, reflete os subsequentes relaxamentos que Ibaneis Rocha tem promovido nas medidas de restrição. O que aumenta o número de aglomerações e gera aumento nas taxas de contágio e, consequentemente, de mortes.


Vacinado e tranquilo, o governador do DF realizou mais uma de suas recorrentes viagens. Desta vez, o chefe do executivo brasiliense aproveitou o último feriado no Piauí, destino usual de lazer dele e de sua família. Rocha foi criticado por diversas pessoas, entre elas, o presidente do PSB-DF, Rodrigo Dias.


"Bom Dia! Deve ter sido ótimo o feriado do governador do Piauí Ibaneis Rocha, desfrutando as belezas naturais de sua cidade enquanto o DF segue a passos lentos a vacinação de sua população e sem governo!"


35 visualizações0 comentário
bottom of page