top of page
  • psb40df

Barroso diz que Forças Armadas ‘estão sendo orientadas a atacar e desacreditar’ o processo eleitoral

Durante seminário online da escola alemã de governança e administração Hertie School, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, disse que o Brasil testemunha a ascensão do populismo autoritário.


E foi enfático ao dizer que vê as Forças Armadas orientadas a atacar o processo eleitoral. Ele afirmou ser importante que os comandantes militares evitem esse tipo de contaminação que vem do governo de Jair Bolsonaro (PL).



Ele comentou sobre o desfile de tanques na Esplanada dos Ministérios e os recorrentes ataques do presidente às urnas eletrônicas. “Ataques totalmente infundados e fraudulentos ao processo eleitoral. Desde 1996 não tem nenhum episódio de fraude”, informou.


E destacou que nesses 33 anos desde a redemocratização, as Forças Armadas não assumiam esse lugar de exaltação do prestígio. “Eleições totalmente limpas, seguras. E agora se vai pretender usar as Forças Armadas para atacar. Gentilmente convidadas para participar do processo, estão sendo orientadas para atacar o processo e tentar desacreditá-lo.”


Barroso disse que a situação é preocupante, mas que até o momento não tem se efetivado. “É preciso estar atento, é o esforço de politização das Forças Armadas. Esse é um risco real para a democracia e aqui gostaria de dizer que, eu que fui um crítico severo do regime militar, militante contra a ditadura, nesses 33 anos de democracia, se teve uma instituição de onde não veio notícia ruim foi as Forças Armadas. Gosto de trabalhar com fatos e de fazer justiça, confluiu.


O evento da Hertie School também prevê palestras da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF) e da da ex-ministra do Meio Ambiente Isabella Teixeira. Além do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta e do médico Drauzio Varella. E da ex-presidente Dilma Rousseff que também falou neste domingo.

3 visualizações0 comentário
bottom of page