top of page
  • psb40df

Alckmin: “Lula é a realidade que se aproxima de um futuro que está cansado de esperar”

Durante a Convenção Nacional que oficializou seu nome como candidato a vice-presidente nas eleições de outubro, neste sábado (29), o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) disse que o governo Bolsonaro é o mais “irresponsável, imprudente e incompetente” que já houve no país e que Lula, eleito, trará de volta “responsabilidade, planejamento e previsibilidade” para dar de volta a confiança e a segurança que o Brasil precisa.

“É hora de Bolsonaro ir embora por todo mal que causou ao país, é hora de ir embora e, com ele, as ameaças, a bagunça e a incompetência”, afirmou. “Já passou a hora de darmos um basta à incompetência e à irresponsabilidade de um governo que não sabe cuidar propriamente do povo”, disse o candidato do PSB.

Para Alckmin, Lula é a alternativa mais viável para fazer o Brasil um país melhor. O ex-governador disse que Bolsonaro e “suas mentiras não mais se sustentam”. “Seu plano ardiloso contra democracia fracassou e as urnas vão livrar o Brasil de todo mal que ele causou”.

“Eu quero dizer a esses brasileiros: Bolsonaro falhou com vocês, mas nós estamos do seu lado”, afirmou, mencionando os empresários para dizer, em seguida, que a política econômica do atual governo é mal-sucedida porque gerou inflação, elevou juros e tornou o financiamento mais caro.

Na convenção, os cerca de 400 socialistas presentes aprovaram a coligação nacional entre o Partido Socialista Brasileiro e o Partido dos Trabalhadores para a eleição presidencial de 2022. Os delegados também referendaram, por unanimidade, a candidatura de Alckmin a vice-presidente da República na chapa encabeçada pelo ex-presidente Lula.

Para Alckmin o símbolo do PSB, caracterizado por uma pomba branca, representa “não a paz da ausência de conflito”, mas a paz do desenvolvimento, da justiça social, das oportunidades. “Me sinto realmente em casa. O partido que tem histórico, cujo idealismo e sonhos aqui se perpetuam através desse partido com mais de 70 anos de vida no Brasil”, afirmou, elogiando em seguida as políticas bem-sucedidas de governos socialistas na educação em Pernambuco, na Paraíba, no Maranhão e no Espírito Santo.

Alckmin mencionou ainda o aumento das despesas públicas, os altos impostos, a desvalorização do real e o meio ambiente “exposto à devastação” como consequências das políticas do governo Bolsonaro. “E o que aconteceu em troca? Mais crescimento, desenvolvimento? Nada disso. Oportunidades desperdiçadas, chances perdidas. Agressões estúpidas e inconsequentes a países parceiros, erros nas relações diplomáticas que só causaram prejuízo ao Brasil”.

O candidato do PSB citou também a pobreza agravada pela inflação, a fome que voltou e o sofrimento do povo brasileiro que só se agravou no governo do atual presidente. “Enquanto isso, armas na mão, motociatas pelas ruas, gastos com cartões corporativos nas alturas e sob sigilo, negócios escandalosos em ministérios, sucateamento do serviço público, este é o mundo fake do Bolsonaro”.

Para Alckmin, o governo Lula, “é a esperança que se realiza, é a realidade que se aproxima de um futuro que está cansado de esperar”.

Leia a íntegra do discurso:

Discurso do candidato a vice-presidente Geraldo Alckmin na Convenção Nacional do PSB – 29/7/2022 A primeira palavra é de agradecimento. Eu e a Lu somos novos filiados e fomos recebidos aqui com muito carinho e com muita confiança. Eu vejo, aqui, escrito PSB 40 e uma pomba. Meu querido pai era fransciscano da Ordem III de São Francisco de Assis, e eu passei a vida ouvindo em casa a saudação paz e bem, paz e bem. E vejo aqui para este partido cujo símbolo é a paz, não a paz da ausência de conflito, mas a paz do desenvolvimento, da justiça social, das oportunidades, então, me sinto realmente em casa, como aqui foi dito. O partido que tem histórico, um partido do querido João Campos e Pedro, Eduardo, e a vida o levou tão cedo num acidente, mas cujo idealismo e sonhos aqui se perpetuam através desse partido com mais de 70 anos de vida no Brasil. Os governos lá premiados pela educação eram do PSB, Pernambuco com o Programa Escola de Tempo Integral, Maranhão, EducaMais, Paraíba, Educa, ES escola viva, o partido que pensa no futuro, o parque tecnológico de Recife. Unindo, organização social, iniciativa privada e governo, gerando mais de 20 mil empregos, quase 400 empresas na área de tecnologia e informação.

Um partido que olha para o futuro, de vanguarda. Metade do secretariado do seu governo são mulheres, mulheres. Um partido com programa, como aqui o presidente Carlos Siqueira colocou. Quero dar um testemunho: Lula está há 24h em Brasília, ontem foi à CNT, para ouvir o transporte. Hoje, cedo, a manhã inteira, ouvindo cientistas, pesquisadores da agricultura, do agro. Quero trazer uma garantia, dizer aos plantadores de chuchu que eles não serão esquecidos.

Companheiras e companheiros, viemos aqui hoje para promover uma grande confraternização, a confraternização da esperança com o futuro, e a esperança tem nome, ela se chama Lula. E o futuro do Brasil é a realização dessa esperança, dessa esperança que, se Deus quiser, com o apoio e a força de todos nós haverá de se realizar já no dia 2 de outubro.

Por isso hoje é dia de confraternização, hoje é dia de mostrar a força da nossa união em torno de Lula. É dia de o PSB abrir as portas e promover esse grande encontro suprapartidário, aqui com todos os partidos conosco. para todos juntos seguirmos em frente nesta caminhada, a caminhada da esperança em direção ao futuro. É dia de mostrar que estamos unidos, firme e determinados, a livrar o Brasil do fanatismo político, da ruinosa política econômica que pôs o Brasil de volta no mapa da fome, que trouxe de novo a inflação, que empobreceu. Ontem a FIP publicou nesse mês de julho quem teve reajuste, 70% tiveram abaixo da inflação, marginalizou milhões de brasileiros, inviabilizou negócios, investimentos e empregos. Pois já passou a hora de darmos um basta à incompetência e à irresponsabilidade de um governo que não sabe cuidar propriamente do povo, é incapaz de prever, prover e promover porque só improvisa, se omite e destrói. É hora de darmos um basta às ameaças à nossa democracia. A democracia brasileira é uma obra coletiva, somos todos responsáveis por ela, ela é resultado da nossa história. A democracia é uma conquista de todo o povo brasileiro, que exigiu muita luta, que reclamou muitas vidas e nos permitiu recuperar a nossa plena condição de cidadãos, condição essa que a ditadura havia antes reprimido, a ditadura nos tirou a liberdade, mas o povo brasileiro não vive sem liberdade e quem não vive sem liberdade, não vive sem democracia. Por isso, não vamos jamais abrir mão do nosso direito de escolher livremente quem deve governar o país. Quem alega fraude tem de provar e quem não prova tem de ser punido pela farsa de acusar. Não vamos cair no jogo da mentira, não vamos nos render às manhas de um presidente que não quer voltar para casa. É hora de Bolsonaro ir embora por todo mal que causou ao país, é hora de ir embora e, com ele, as ameaças, a bagunça e a incompetência. Quem menospreza o sentimento alheio no meio de uma pandemia, faz apologia ao armamento, defende tortura, hostiliza, não pode mesmo ter compaixão. E quem, acima de tudo, faz todas essas barbaridades e ainda se omite da responsabilidade pelos erros e desastre que causa não pode mesmo ter nenhuma sensibilidade social. Bolsonaro se vangloria de defender os valores da família, mas, de verdade, ninguém fez mais para arruinar a estabilidade da vida familiar neste país do que o seu próprio governo. Mas bolsonaro tem de ir embora, sobretudo porque é sem, sombra de dúvida, o mais irresponsável, imprudente e incompetente governo que o Brasil já teve. É hora de Bolsonaro ir embora, seu tempo acabou, suas ideias e seus conceitos não servem ao país, suas mentiras não mais se sustentam, seu plano ardiloso contra democracia fracassou e as urnas vão livrar o Brasil de todo mal que ele causou.

Neste momento, amigas e amigos, eu quero pedir licença a vocês para poder falar agora também com os brasileiros que não estão aqui entre nós, os brasileiros que não compartilham do nosso ponto de vista, que não comungam dos nossos ideais e das nossas convicções, que por vezes rejeitaram e sempre criticaram as nossas opiniões e as nossas ações. Quero falar com os brasileiros que ainda relutam a admitir que Lula pode ser e com a força de todos nós certamente será a alternativa mais viável para fazer o Brasil um país melhor, o país que queremos, o país que merecemos. Eu quero dizer a esses brasileiros: Bolsonaro falhou com vocês, mas nós estamos do seu lado. Aos empresários, que têm dificuldade de honrar os seus compromissos, que se sentem acuados e foram prejudicados por uma política econômica mal sucedida, que gera inflação, elevou juros, tornou financiamento mais caro, falta de planejamento dessa gestão, aos trabalhadores que vivem com medo do desemprego, que viram diminuído o valor do seu salário, que se endividaram. aos pais e mães que querem que seus filhos tenham uma boa educação em escola pública, aos alunos que procuram e merecem um lugar na universidade, aos parentes e amigos de tantos brasileiros que morreram vítima de uma pandemia que o governo queria combater com medicação falsa, assim como falso é o próprio governo, a todos os brasileiros que sofrem pelo fracasso do atual governo eu quero dizer: Bolsonaro abusou de sua confiança, mas nós jamais abusaremos, e esse nosso compromisso haverá de ser fielmente cumprido por aquele que deverá falar por nós, que deverá falar pelo povo brasileiros, que deverá falar pelo Brasil a partir do ano que vem. Esse compromisso haverá de ser cumprido com a eleição de Lula em 2 de outubro. O governo Bolsonaro trouxe nada mais que divisão e injustiça no Brasil. As despesas públicas aumentaram, os impostos continuam altos, o real desvalorizou, o meio ambiente está exposto à devastação. E o que aconteceu em troca? Mais crescimento, desenvolvimento? Nada disso. oportunidades desperdiçadas, chances perdidas. agressões estúpidas e inconsequentes a países parceiros, erros nas relações diplomáticas que só causaram prejuízo ao brasil. e a pobreza agravada pela inflação, a fome voltou e o sofrimento do nosso povo só se agravou. Enquanto isso, armas na mão, motociatas pelas ruas, gastos com cartões corporativos nas alturas e sob sigilo, negócios escandalosos em ministérios, sucateamento do serviço público, este é o mundo fake do Bolsonaro. Pois em 2023, o Brasil dará um basta a tudo isso. No ano que vem, o brasil terá um novo comando, O Brasil terá um novo governo. E, ao contrário do atual, o governo lula, trará responsabilidade, planejamento, previsibilidade para dar de volta a confiança e a segurança. É a esperança que se realiza, é a realidade que se aproxima de um futuro que está cansado de esperar. Pois vamos então, amigos e amigas, promover de uma vez esse encontro. Vamos fazer a esperança encontrar o futuro, num novo governo para o Brasil. Vamos tornar a esperança em Lula e o futuro do Brasil uma só realidade.

2 visualizações0 comentário
bottom of page