Acerca de

IMG-0050.jpg

​Nossa História

Em seus 40 anos de atuação em Brasília, o PSB foi um dos primeiros partidos a implantar, na estrutura partidária, uma secretaria específica para as Mulheres. Em 1999, durante o VII Congresso do PSB, realizado na capital, com Antônio Houaiss como presidente, foi criada a Secretaria Nacional das Mulheres. No mesmo ano, mais de 500 militantes se reuniram no I Congresso Nacional de Mulheres do PSB e deliberaram pela expansão 
da Secretaria de Mulheres para os estados, municípios e no Distrito Federal. E, desde então, o segmento segue se desenvolvendo e ampliando sua atuação nos diversos territórios da cidade. Ações de formação política, sociais e culturais, além da participação nos mais diversos conselhos e entidades de sociedade civil, são alguns dos exemplos de como a Secretaria de Mulheres do DF trabalha para promover as mudanças necessárias na sociedade.

O PSB-DF entende, também, que as mulheres representam inovação e eficiência na gestão pública. Registra-se que o PSB-DF, no Governo Rollemberg (2015-2018), rompeu barreiras e preconceitos históricos ao nomear mulheres no comando de secretarias e unidades administrativas estratégicas. 

O DF teve as primeiras secretárias mulheres nas pastas de: Planejamento; Segurança Pública; Procuradoria Geral; Esporte, Turismo e Lazer; Defensoria Pública; Chefia da Casa Militar, além de um papel extremamente inovador da primeira dama, Márcia Rollemberg, que atuou como colaboradora do governo, de forma voluntária, para o avanço em pautas estratégicas, construindo ‘pontes’ para promover a participação social e o intercâmbio com outros países e suas Embaixadas, fortalecendo políticas públicas nas áreas de direitos da criança, dos adolescentes, das mulheres e outras minorias sociais, além de propor ações e parcerias nos campos da cultura, do turismo cívico, da saúde, entre outros programas transversais exitosos. Entre tantos, destaca-se o premiado programa “Brasília Cidadã”, que regulamentou e fortaleceu o serviço voluntário na capital  e o “Criança Candanga”, voltado para o desenvolvimento é a integração de políticas  públicas para crianças e adolescentes do Distrito Federal.

O PSBDF celebra este legado, mas quer avançar mais e atrair mais pessoas, ampliando o diálogo e a participação político-partidária. Filie-se ao PSB e conheça o segmentos de Mulheres Socialistas do Distrito Federal.

Venha conhecer os nossos projetos de formação política!

Secretaria de Mulheres Socialistas PSB-DF (2022-2024)

Secretária Mulheres - Yara Gouvêa
Secretária Geral - Raissa Rossiter
Secretária formação Política - Olga Matos 
Secretária Finanças - Mariana Salles
Secretária raça e etnia - Marilene Pereira Barbosa
Secretária de articulação - Fernanda Rosa
Secretária de mobilização - Jônia Pompeu

​Contato

Entre em contato para que possamos começar a trabalhar juntas por um DF melhor.

Obrigado pelo envio!